terça-feira, 18 de abril de 2006

Senhor da Páscoa,

como seria diferente se os homens acreditassem na Páscoa!
olho à volta e o que vejo são dias por Ti santificados transformados em tempo de férias e distracção.
olho à volta e vejo a memória da Ceia Pascal, travestida de fartas refeições atulhadas de amêndoas e pão-de-ló.
passada a Páscoa, olho de novo e encontro os mesmos homens de regresso à vida e ao trabalho, de coração pesado, como quem cumpre castigo imerecido.
como o mundo seria diferente se os homens aceitassem o desafio de se aventurarem na descoberta da sua história e nela encontrassem o milagre de amor que relembramos em cada Páscoa.
seria diferente o mundo, porque novo seria o homem, reconhecendo em si com certeza e alegria, promessa de vida nova.
seria diferente o mundo porque seria nova a vida. não mais aquela em que, derrotados, nos deixamos viver, mas antes aqueloutra que se abraça em cada instante, como tempo e lugar onde construímos a nossa própria história.
viver a Páscoa da tua Ressurreição tem sido para mim fonte inesgotável de graça que me levanta o olhar e enche a alma, como quem encontra em cada dia novas razões de esperança.
fazer memória da Tua Morte e Ressurreição é sentir-me solidário com os meus irmão e teus discípulos, tanto na desesperante solidão do Calvário como no espanto comovido do sepulcro vazio.
o mundo precisa de Páscoa.
para que ele seja verdadeiramente diferente é preciso que eu leve a Páscoa para a vida, fazendo dela tempo de triunfo da Fé sobre a descrença, do ânimo sobre o desalento, da verdade sobre a dúvida.
para tanto, é preciso que cada homem Te conheça. e isso, eu sei, depende também de mim.
por isso e para isso Te peço que me dês força bastante e graça abundante, para uqe a minha vida tenha o sabor e o calor da Tua presença.

Amen, ALELUIA!

blogger