quarta-feira, 17 de maio de 2006

Exame de consciência

Com Cristo é tudo ou nada!! Quando se vive uma vida em que Cristo é o centro, uma vida mergulhada n´Ele, tudo é feito por Cristo, com Cristo e em Cristo. Devo fazer dia-a-dia um exame de consciência do que faço, e porquê. Se encontrar na minha vida coisas que nada têm de Cristo, tenho duas soluções:

- Arranjar maneira de viver esse aspecto da minha vida, à luz de Cristo, como fariam os santos, a começar por Santa Maria.

- Por amor a Cristo, e à minha salvação, excluir o que não consigo viver em harmonia com Ele, da minha vida.

Concordam?

”Os verdadeiros discípulos de Cristo têm consciência da sua própria fragilidade. Por isto colocam toda a sua confiança na graça de Deus que acolhem com coração indiviso, convencidos de que sem Ele não podem fazer nada (cfr Jo 15,5). O que os caracteriza e distingue do resto dos homens não são os talentos ou as disposições naturais. É a sua firme determinação em caminhar sobre as pegadas de Jesus”. (João Paulo II)


blogger

8 comentários:

Senzhugo disse...

Concordo.
Mas como bem sabemos, o difícil não costuma ser fácil.

Duarte 16 disse...

É essencial o exame de consciência diário, quando nos vamos deitar! Altura para darmos graças dos dons recebidos ao longo do dia e ver as muitas infidelidades que cometemos. Acima de tudo receber de coração o perdão de Deus, como o Pai Misericordioso que se alegra em receber o Filho Pródigo. Quem fizer o seu exame de consciência diário com Verdade é capaz de confissões bem mais sinceras e precisas.

João Silveira disse...

Zé, por isso há a 1a hipótese, que é exactamente essa, aprender a tornar Cristo presente nessa coisa. Se não for possível (e mtas vezes não é), então devo sacrificar isso, por algo maior.

inésia disse...

ainda ontem ao deitar li um exame de consciência em q constava "fui preguiçoso?" eis q acertaram no calcanhar do valente aquiles

Senzhugo disse...

João: não estás a perceber o Zé. há coisas q tenho de fazer, q fazem parte da vida e que é impossível excluir. E se não conseguir viver essas situações de acordo com Ele?

Nocas: a preguiça é um dos "velhinhos" 7 pecados mortais. A ver se me lembro dos 7: gula, inveja, preguiça, vaidade, luxúria, vingança, avareza.

Quem leu a última Família Cristã percebe agora pq é q S. Rita de Cássia preferiu que Deus chamasse a si os seus filhos antes q estes cometessem vigança.

João Silveira disse...

Não sei essa história..ensina-me!

inésia disse...

vem na Partilha! Lê!

João Silveira disse...

A partilha so chegou a minha casa ontem..ainda não tive oportunidade de ler, mas lerei concerteza esse tesouro literário