quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Fiz este comentário noutro blog mas assim fica aqui em acta

Por alturas do referendo, comentava eu num blog de uma católica que defendia o aborto, e ela respondia-me com esta frase:

"o vosso problema é que querem um mundo mais católico, enquanto eu quero um mundo mais feliz."

E achei incrível como é que um católico acha que a doutrina católica e a felicidade das pessoas são coisas diferentes, e quiçá até opostas.

Isto não faz qualquer sentido para mim, que sou católico porque acredito que é através dos ensinamentos de Jesus Cristo, e através da comunhão da Igreja, que o meu coração encontra resposta a todos os seus anseios, e verifico essa crença com a experiência do dia-a-dia.

Se eu desconfiasse minimamente que a felicidade se encontra noutro lado, eu ia para esse lado, já que não sou estupido, quero é ser feliz.

Por isso, que um católico oponha a doutrina católica à felicidade ou à verdade ou ao livre-pensamento ou à racionalidade, não faz sentido nenhum.

Quem mal-diz o Papa, ou a comunhão dos bispos, que ponha os olhos na quantidade de seitas protestantes que existem por aí. Cada cabeça, sua sentença diz o povo, e diz com muita razão. Se cada um for atrás dos seus caprichos, dos seus "achares", do que lhe dá jeito no momento, e da sua subjectividade, cada um terá a sua própria doutrina. Cristo criou a Igreja para nos livrar desse erro, que esse sim nos tiraria liberdade.


blogger

2 comentários:

Anónimo disse...

ahah! muito bom essa mulher. igreja e felicidade.. dois polos opostos!

Senzhugo disse...

vou mais pela probabilidade desse blog que referes ser uma farsa.