quarta-feira, 18 de junho de 2014

Devoções Populares e o Papa Francisco

por 

Caso não tenham notado, o Papa Francisco está mesmo virado para aquilo a que chama "devoções populares". De facto, a ideia das devoções populares ecoa por toda a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (“Alegria do Evangelho”).
As devoções populares são aqueles actos de piedade para-litúrgicos realizados por aqueles a que alguns chamam "pobres" ou "com menor formação." O Santo Padre escreve:
Pope Francis and Popular Devotions
Penso na fé inabalável daquelas mães que, apesar de talvez estarem pouco familiarizadas com os artigos do credo, se agarram ao terço; ou em toda a esperança depositada numa vela acesa numa humildade casa com uma oração de pedido de ajuda a Maria, ou num olhar de amor ternurento dirigido a Cristo crucificado.
Temo que nós Americanos vamos ler esta citação do Papa Fransico e cair em uma de duas hipóteses:

As 2 hipóteses da Devoção Popular:

1) Teólogo Católico sofisticado: Encolhe os ombros e pensa para dentro, "Que sentimental. Este Papa da América Latina tem um amor curioso pelos pobres e indigentes. Enfim, tenho que voltar para a leitura de Santo Ireneu antes de ouvir as Catholic Answers às 17h."
2) Não-Católico sofisticado: Abana a cabeça e pensa para dentro, "Este Papa não entende. Isto não é o Evangelho de Jesus Cristo! Isto é sincretismo de uma aldeia de favela no seu melhor, ou magia ignorante no seu pior."
Aqueles de nós habituados a ler os volumes teológicos do Papa Bento XVI podemos não apreciar totalmente os ensinamentos do Papa Francisco aqui. O que é que o Papa Francisco está então a querer dizer?

O que são as Devoções Populares?

O Papa Francisco escreve que as devoções populares são uma forma de teologia centrada mais em "ideias" e menos numa "linha de pensamento." As devoções populares, então, são diferentes de ler um livro sobre apologética. Pelo contrário, as devoções têm mais a ver com uma celebração pública centrada numa ideia. O meu amigo Pe. Juan Diego Sutherland, em Nicarágua, fala com os olhos a brilhar desta alegria do povo durante as procissões e celebrações públicas.
Porque é que nós "Católicos sofisticados" já não participamos nas "devoções do povo"?
O Papa Francisco enumerou as seguintes devoções populares e eu acrescento algumas extra:
  1. Terço em grupo
  2. Terço da Divina Misericórdia
  3. Procissões Eucarísticas
  4. Procissões Marianas
  5. Estações da Via Sacra na rua
  6. Peregrinações de grupo
Podiamos dizer, "Sim, se uma pessoa não tem muita formação intelectual, o Terço e a Via Sacra são perfeitos porque ensinam os pobres sobre a história do Evangelho, mas uma pessoa se é formada, devia simplesmente ler a Bíblia." Esta é uma resposta tipicamente protestante.
Mas eis o problema dessa visão. A Fé em Cristo é mais do que um caminho discursivo para a verdade (A para B, depois B para C e então C para D). Pelo contrário, é uma experiência de Cristo uma experiência comunitária.
O que eu penso é que o Católico da América Latina tem muito mais alegria e esperança porque tem esta ideia experimental do seu Cristianismo. Deus está lá. Este é o tipo de fé de que o Papa Francisco fala constantemente e é por causa disto que Sua Santidade está a lembrar os Católicos de escritório destas devoções.
Pergunta: Como fazer para promover outra vez estas devoções populares? Como trazer de volta as procissões públicos e os actos de fé na praça pública? Como é que a vossa paróquia faz? 


blogger

1 comentário:

Passas disse...

Like!!