sexta-feira, 20 de maio de 2016

10 dicas para quando visitarem Roma

Acabei de passar as últimas três semanas em Roma, a ensinar seminaristas Católicos na Rome Experience e aqui ficam 10 dicas para aproveitar ao máximo a vossa visita a Roma:



1. Deviam visitar as 4 Basílilicas Maiores de Roma: S. Pedro (Vaticano), S. Paulo fora dos Muros, Sta. Maria Maior e S. João de Latrão. Estas são as quatro maiores igrejas em Roma e cada uma delas vai cortar-vos a respiração. As minhas preferidas são S. Pedro e Sta. Maria Maior.

2. A melhor parte de Roma são as igrejas mais escondidas. A Basílica de S. Pedro é incrível, mas às vezes dou por mim a gostar e a falar com Deus de uma forma especial em igrejas como Sta. Inês em Agonia na Piazza Navona ou na Missa de Domingo em Sta. Maria de Trastevere.

Santa Maria de Trastevere - fora dos percursos normais, mas digna de uma visita!

3. Se estiverem com saúde, vão a pé para todo o lado. Tentem não usar táxis ou o metro. Andar a pé numa cidade é a melhor maneira de a conhecer. Se não conseguirem andar, vão com alguém que conheça bem Roma.

4. Bus tour. Por falar em conhecer Roma, por mais piroso que pareça, sugiro andarem num daqueles autocarros turísticos de dois andares e dar uma volta à cidade, pelo menos uma vez. Vai dar-vos uma "vista" global da cidade.

5. Leiam um bom livro sobre a Roma Cristã antes de chegarem. Eu recomendo o meu livro The Eternal City: Rome and The Origins of Catholicism aos peregrinos Católicos que procuram informações sobre a história e a teologia de Roma.

6. Tomem as refeições nos restaurantes italianos com as melhores vistas. Vai ser mais caro na Piazza do Panteão ou na Piazza Navona? Claro! Mas vela a pena. Vejam as pessoas. Oiçam os músicos. Vejam os artistas. Uma noite eu estava a comer sozinho na Piazza Navona e dois casais britânicos, numa viagem de aniversário a Roma, convidaram-me para a sua mesa e até me ofereceram champagne. Tivemos uma óptima noite a falar sobre latim. Foi uma noite divertida e mágica que eu nunca vou esquecer - e nunca teria acontecido se eu fosse jantar numa loja barata de kebabs ao pé do Tibre.

7. A massa é óptima, mas não é tudo em Roma. A comida italiana não é só massa. Raramente como massa em Roma. Aproveito as minhas refeições para comer carne de porco curada, carne de vitela, queijo e vegetais. Se preferem as massas, algumas das melhores massas são as que têm um pouco de molho ou azeite por cima. A qualidade é melhor que a quantidade.

8. Todas as pessoas elogiam os gelados romanos. Mas depois de viver lá quase um mês, aprendi que há gelado... e depois há gelato real.


Assim como há vinho numa grande variedade de preços, assim também o gelado. Através dos sacerdotes que conheci, fui introduzido a sabores muito interessantes que nunca teria provado. Há uma quantidade de sabores de avelã que eu recomendo imenso. Pistachio, claro, mas tentem também o Baccio (chocolate com avelã - como Nutella!!!), Mandorla (amêndoa) e Castagna. E claro, misturem com o chocolate preto e sabores de frutos. Percebi que os gelados vendidos nos centros turísticos e nas roulotes são os piores da cidade.

9. Rezem nos lugares santos. Roma é um cidade cheia de mártires, relíquias, santos, tradição e glória. Mas é possível ficar distraído a ver tudo isso que nem se fala com Deus. Não se limitem a ficar especados para a Pietá de Miguel Ângelo e a tirar fotos para o Instagram. Não, ajoelhem-se diante dela e rezem. Não corram de igreja em igreja. Procurem o sacrário e falem com Jesus sobre a vossa peregrinação.

Capela Sistina nos Museus do Vaticano, em Roma. Deixem esse iPhone no bolso. Estejam sossegados e rezem.

10. Vivam o momento e sintam Roma. Deixo aqui alguns exemplos da minha experiência: observem um gato italiano a enrolar-se por baixo de uma estátua antiga. Sorriam para um casal de noivos a abraçar-se perto de uma fonte. Sentem-se numa igreja romana antiga e vejam o casamento de duas pessoas que nunca conheceram. Conheçam seminaristas ao acaso na rua e convidem-nos para almoçar. Dêem o abraço da paz em italiano numa missa local.

Podia dizer muito mais, mas aqui ficam as 10 maiores dicas, com a 1, 2, 9 e 10 como as mais importantes.

Taylor Marshall


blogger

1 comentário:

José Lima disse...

- Assistam à Missa na Igreja da SS.Ma Trinità dei Pellegrini, a cargo da FSSP, sede da paróquia pessoal do rito tradicional mandada erigir em Roma pelo Santo Padre Bento XVI. Eu assisti.